Ciclo de conferências: Relações Estado Novo / III Reich



Organização

Departamento de Estudos Germanísticos (UM)
e Estaleiro Cultural Velha-a-Branca


Apesar de o regime salazarista ter fomentado a auto-imagem de um Portugal «orgulhosamente só», posicionamento esse que durante a II Guerra Mundial se teria manifestado sob a forma de uma ambígua «neutralidade», é inquestionável que no auge do advento do(s) fascismo(s) europeu(s) o Estado Novo manteve relações mais ou menos intensas quer com as democracias ocidentais, mormente com o tradicional aliado inglês, quer com os países com governos de cunho nazi-fascista. As multifacetadas relações entre o Estado Novo e o Terceiro Reich, sobretudo durante os anos anteriores à guerra em que se assistiu a uma solidificação dos respectivos regimes ditatoriais assente em diversas «afinidades electivas» ao nível ideológico, constituem porém um capítulo ainda relativamente pouco conhecido entre portugueses e alemães.


O ciclo é composto das seguintes conferências, a terem lugar no Estaleiro Cultural Velha-a-Branca (Braga), na primeira Sexta-feira à noite de cada mês:


9 de Maio de 2008, 21h45, "Turismo Nazi em Portugal (1935-39) - Os «cruzeiros atlânticos» da organização de lazeres Força pela Alegria", por Mário Matos.


6 de Junho de 2008, 21h45, "A Lição Alemã na Mocidade Portuguesa", por Orlando Grossegesse.


4 de Julho de 2008, 21h45, "Norton de Matos e a Alemanha na II Guerra Mundial - Impressões de um diário", por Armando Malheiro da Silva.


Após uma paragem de Verão, o ciclo será retomado no Outono.


3 de Outubro, 21h45, "Relações comerciais luso-alemãs durante a Segunda Guerra Mundial", por António Louçã.


7 de Novembro, 21h45, "Conquistemos os céus! Sobre a História do «voo à vela» (Segelflug) em Portugal nos anos 30 e 40", por Paulo Oliveira.

Para além destas palestras já agendadas, o ciclo poder-se-á ainda alargar a outros contributos transdisciplinares relacionados com as múltiplas «zonas de contacto» entre o Estado Novo e o III Reich. Se assim vier a acontecer serão aqui oportunamente anunciados.

Mais informações:

www.ilch.uminho.pt/deg

www.velha-a-branca.net








Kommentare

Anonym hat gesagt…
Hallo.
Ich mochte mit Ihrer Website estudoslusoalemaes.blogspot.com Links tauschen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Sabão alemão / Sabão Offenbach - Zur Geschichte der Seife in Portugal (2)

Mehr als ein Schnupftuch...

José Saramago & der deutschsprachige Raum / José Saramago e o espaço germanófono