Dia 7 de Abril, na UM:

3ª edição do Karaoke de alemão

Mais de 400 alunos do secundário cantam em alemão

O único Karaoke em alemão do país e o maior organizado numa Universidade portuguesa
Nove escolas concorrentes, vindas também de Lisboa e Ribatejo
Evento organizado pela UM conta com o apoio do Goethe Institut Portugal, da Blaupunkt e da Gabor

Terá lugar no dia 7 de Abril de 2008, pelas 14h, no Pavilhão Desportivo da Universidade do Minho, o III Concurso de Karaoke Alemão: um evento único no país e o maior Karaoke organizado numa Universidade portuguesa. O concurso destina-se aos alunos do ensino básico e secundário, com o objectivo de fomentar o gosto pela aprendizagem da língua alemã, em particular, e das línguas estrangeiras, em geral, de uma forma apelativa e divertida.

Este ano, o concurso conta com a participação de nove escolas (depois de ter iniciado em 2006 com apenas cinco), não só do Norte do país, mas também do Ribatejo (Escola E/B de Alverca) e de Lisboa (Escola Secundária Camões). Ao todo, entre participantes e público, estarão presentes mais de 400 pessoas, entre alunos e professores destas e doutras escolas do país.

A concurso estarão, aproximadamente, 70 alunos, desde o 7º ao 12º ano, a cantar e dançar ao som de grupos tão diferentes como os Juli, Mia ou os inevitáveis Tokio Hotel. De salientar também o facto de três 9º anos, que ainda não têm alemão como disciplina curricular, se aventurarem pelas músicas da Christine Stürmer e dos Söhne Mannheims, por exemplo.

Este evento contará também com um programa na parte da manhã, dedicado a informar sobre as vantagens da aprendizagem do alemão e no qual participarão com o seu testemunho dois dos apoiantes desta edição: o Goethe Institut Portugal e a Blaupunkt Auto-Rádio Portugal Lda.

“O interesse ultrapassou todas as expectativas e, por isso, também os meios da entidade organizadora, o Departamento de Estudos Germanísticos (DEG) do Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH)”, explica um dos responsáveis pela organização, Prof. Orlando Grossegesse. O Goethe Institut Portugal apoia esta edição do Karaoke Alemão, bem como duas empresas alemãs bem conhecidas, a Blaupunkt Auto-Rádio Portugal Lda. (Grupo Bosch) e a Gabor (Indústria de Calçado).

Quando todos parecem querer concentrar a sua atenção na aprendizagem da língua inglesa, há mais de 400 alunos e seus professores que se deslocarão à Universidade do Minho para marcar presença – como participantes, apoiantes e espectadores – num evento dedicado à cultura pop na língua alemã, dos Tokio Hotel aos Söhne Mannheims.


Escolas participantes
Este evento é o ponto alto de um longo processo de preparação, coordenado pela Dra. Natália Nunes (DEG): após inscrição em Outubro de 2007, as escolas começaram os seus ensaios.
As escolas participantes, por ordem alfabética: Colégio dos Carvalhos, Porto; Escola E/B de Alverca do Ribatejo; Escola S/3 Arquitecto Oliveira Ferreira, Arcozelo; Escola Secundária Camões, Lisboa; Escola Secundária D. Maria II, Braga; Escola Secundária de Barcelos; Escola Secundária de Ponte de Lima; Escola Secundária de Vila das Aves; Escola Secundária Rocha Peixoto, Póvoa de Varzim.

Kommentare

Beliebte Posts aus diesem Blog

Sabão alemão / Sabão Offenbach - Zur Geschichte der Seife in Portugal (2)

Mehr als ein Schnupftuch...

José Saramago & der deutschsprachige Raum / José Saramago e o espaço germanófono